Agende-se
Posse da Direção do SEEB

A Posse, com a Noite de Queijos & Vinhos, será realizada na sede campestre dos bancários no dia 28 de junho, a partir das 20 horas.

Vídeos
Reforma da Previdência irá gerar miséria

SEEB Blumenau e Região orienta empregados do BB a votar Não na votação da Cassi

SEEB Blumenau e Região orienta empregados do BB a votar Não na cassi

O Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região orienta rejeitar a proposta do banco, votando NÃO às alterações estatutárias apresentadas que alteram a forma de custeio e o Estatuto da Cassi, a qual trará inúmeros prejuízos a todos os seus associados.

Sem grandes avanços em relação à proposta anterior, o novo texto mantém o ataque aos valores que norteiam a Cassi desde sua fundação, em 1944, como o princípio de solidariedade e a isonomia de tratamento entre os funcionários da ativa e aposentados.

A proposta de alteração do estatuto para a CASSI apresentada pelo banco traz as seguintes PERDAS PARA OS ASSOCIADOS:

1. Instituição de VOTO DE MINERVA para o Diretor Presidente da CASSI, indicado pelo BB, garantindo que em caso de impasse entre o interesse dos associados e do patrocinador, prevaleça SEMPRE o interesse do patrocinador. E não se diga que o voto de minerva seria restrito, pois abrange a orientação e controle da execução das atividades técnicas e administrativas, ou seja, de tudo;

2. QUEBRA DO PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE entre os associados, seja estabelecendo a cobrança por dependente, seja admitindo que os colegas empossados a partir de 01/01/2018 tenham que se auto patrocinar (no pós-laboral) para permanecer no Plano de Associados (hoje com custo de apurado de 14% da nossa remuneração (associados da ativa e aposentados). A condição de auto patrocínio no pós-laboral pode levar muitos colegas empossados a partir de 01/01/2018 a não aderirem ao plano de associados, já que podem não suportar os custos para sua manutenção no plano após a aposentadoria (o que refletirá negativamente no plano);

3. Implementação da PARIDADE CONTRIBUTIVA 50/50 a partir de janeiro de 2022: Estaríamos abrindo mão da proporcionalidade contributiva (hoje de 40% associados e 60% BB). A proposta do BB mantém a contribuição do associado em 4% (tornando permanente o 1% de contribuição provisória incorporado com o Termo Aditivo firmado com o Banco em 2016) e reduz a contribuição do banco (hoje de cerca de 6%, sendo o correspondente a 1,5% mediante ressarcimento de despesas) para 4,5%, a partir de janeiro 2020.

Mesmo que a CGPAR venha a ser cancelada, a redução da proporcionalidade contributiva do banco já estaria garantida. A taxa de administração de 10% sobre as contribuições dos funcionários da ativa – ficando, portanto, sujeita aos reflexos das variações da folha, enxugamento do quadro de funcionários etc. – será paga pelo BB somente até dezembro de 2021.

Assumindo seu papel de entidade representativa, o Sindicato produziu este material para esclarecer os associados sobre as graves consequências que uma alteração estatutária pode provocar quando é feita unilateralmente e sem o devido processo de discussão e negociação com todas as partes envolvidas.

Embora o risco de intervenção fiscal da ANS seja real – visto que a CASSI apresenta índices de liquidez, solvência e garantias inferiores ao mínimo exigido pelo órgão regulador – temos que considerar que eventuais consequências teriam reflexos tanto para os associados como para o patrocinador.

É público e notório que a cada necessidade de negociação para o equilíbrio financeiro da Cassi, o banco exige algo em troca. O que será exigido a partir de 2021, quando teremos que voltar a negociar?

Diante do exposto, quando da votação da proposta de alteração estatutária da CASSI que o banco vai submeter ao corpo social entre os dias 17 a 27 de maio, a orientação do SEEB Blumenau e Região é pelo voto “NÃO”.

Fonte: SEEB Blumenau e Região, Sindibancários Espírito Santo e Contec. | 20/05/2019
SEEB - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região
Rua Coronel Vidal Ramos, nº 282 - CEP: 89010-330 - Centro - Blumenau
Fone: (47) 3326.3116 | Fax: (47) 3322.5036
Criação e desenvolvimento de sites