Agende-se
Sede Campestre fechada

O Seeb Blumenau e Região informa que a Sede Campestre estará fechada no feriado do dia 02 de novembro.

Vídeos
Campanha #FechaComAGente - Vale alimentação

Santander isenta bancárias de coparticipação em exames neste Outubro Rosa

Por ocasião do Outubro Rosa, o banco Santander isentou o pagamento de coparticipação no plano de saúde de suas funcionárias em exames que ajudam a prevenir e diagnosticar o Câncer de Mama.

Por ocasião do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Santander isentou durante o mês de outubro, no plano de saúde das suas funcionárias, que correspondem a 59% do quadro de trabalhadores do banco espanhol no Brasil, a cobrança de coparticipação nos exames de Papanicolau, Mamografia e Ultrassonografia de mamas.

A dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e bancária do Santander, Wanessa Queiroz, destaca que a redução do custo do plano de Saúde e estabelecimento de um teto nas cobranças é uma reinvindicação antiga do movimento sindical. “A isenção de coparticipação nesses exames durante o Outubro Rosa - uma forma de incentivar o autocuidado, a prevenção e o diagnóstico precoce entre as bancárias – é uma iniciativa muito bem vinda”.

Ela ainda orienta as trabalhadoras que possam estar passando pela doença. “Caso alguma bancária ou bancário esteja passando por tratamento de câncer ou outra doença crônica, ela pode acionar, em qualquer momento do ano, o RH ou o PAPE para ter apoio psicológico e social”.

A importância do diagnóstico precoce
Quando diagnosticado no início, 95% dos casos o câncer de mama tem possibilidade de cura. Por isso é importante que mulheres fiquem atentas a qualquer alteração na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica. A orientação atual é que a mulher faça a observação e a autoexame das mamas sempre que se sentir confortável (no banho, momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano).

Além disso, a recomendação para mulheres com 40 anos ou mais é a realização, anual, de exame clínico das mamas e mamografia. Para mulheres de risco elevado, que significa ter história familiar de câncer de mama em pelo menos um parente de primeiro grau antes dos 50 anos, a recomendação é realizar o exame clínico das mamas e a mamografia anualmente a partir dos 35 anos.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo (spbancarios) | 07/10/2019
SEEB - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região
Rua Coronel Vidal Ramos, nº 282 - CEP: 89010-330 - Centro - Blumenau
Fone: (47) 3326.3116 | Fax: (47) 3322.5036
Criação e desenvolvimento de sites