Agende-se
Sede Campestre fechada

O Seeb Blumenau e Região informa que a Sede Campestre estará fechada no feriado do dia 02 de novembro.

Vídeos
Campanha #FechaComAGente - Vale alimentação

Coordenador da CEE/Caixa discute Caixa 100% pública em Blumenau

Texto escrito por Léo Montes, bancário da Caixa em Blumenau.

Seeb Blumenau trouxe Dionísio Reis para conversar com os bancários sobre defesa dos bancos públicos.

O Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região recebeu na terça, dia 18 de setembro, o bancário Dionísio Reis, dirigente do Seeb São Paulo e coordenador da CEE/Caixa, para um apresentação sobre o desmonte dos bancos públicos e sua defesa pelos empregados e por outros setores da sociedade.

Dionísio ressalta que, no caso da caixa, o completo desmonte da estatal passa necessariamente pela inviabilização do Saúde Caixa e da Funcef. Por isto, essas pautas são as trincheiras fundamentais para a luta pela caixa 100% pública.

Porém, o coordenador pontua que a defesa dos bancos públicos traz em si, interesses ainda mais amplos e fundamentais do que os do próprio corpo de empregados. Por vezes, a mobilização dos empregados pode esbarrar em limites estreitos, meramente corporativos. A solução estaria na unidade tática com outras categorias de trabalhadores e outros atores da sociedade.

Sem prejuízo disto, é uma parte dos funcionários quem tem compreendido o que está em jogo e quem tem se mobilizado pela pauta da caixa 100% pública. Assim, ganha importância à disputa sobre outros setores da sociedade, em ações contra hegemônicas, de modo a sensibiliza-los paulatina e perseverantemente para a defesa do que é público.

Para somar apoio à causa dos bancos públicos, o coordenador da CEE/Caixa sugere abordagem organizada de formadores de opinião e agentes políticos, desencadeada nas diversas bases territoriais do estado e instruída com dados estatísticos locais.

Durante a reunião, Dionísio fez ainda vários esclarecimentos aos temas levantados pelos bancários da Caixa presentes, como o pagamento dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCDs) ao Tesouro Nacional, fechamento de agências, pagamento do saque imediato do FGTS, ações judiciais de sindicatos em curso, GDP e sobre o Saúde Caixa.  

Fonte: Léo Montes - bancário Caixa | 10/10/2019
SEEB - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região
Rua Coronel Vidal Ramos, nº 282 - CEP: 89010-330 - Centro - Blumenau
Fone: (47) 3326.3116 | Fax: (47) 3322.5036
Criação e desenvolvimento de sites