Agende-se
Sede Campestre fechada

O Seeb Blumenau e Região informa que a Sede Campestre estará fechada no feriado do dia 02 de novembro.

Vídeos
Campanha #FechaComAGente - Vale alimentação

Palestra destaca as mudanças pelas quais o movimento sindical está passando

A palestra aconteceu em Florianópolis, na sede da Federação dos trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc) e reuniu sindicatos de diferentes categorias.

Na quarta-feira, dia 9 de outubro, o Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região esteve em Florianópolis, na Federação dos trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc), para participar de uma palestra com o Coordenador de Educação no Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fausto Augusto Junior.


Estiveram presentes o presidente do Seeb, Edson Luiz Heemann; o diretor de assuntos jurídicos, Edson Machado; a tesoureira da entidade, Maria de Lourdes Longo; e a jornalista do sindicato, Raquel Tamara Bauer.


O evento, aberto ao público, contou ainda com a participação de diversos membros de entidades e movimentos sindicais de diferentes categorias do Estado.


Iniciando, o coordenador fez uma breve contextualização do papel do Brasil na economia global e sobre as mudanças globais que vêm acontecendo e o que essas mudanças representam para os sindicatos.


Depois, ele falou sobre os desafios e perspectivas do movimento sindical em um contexto de mudanças. O palestrante destacou o uso das novas tecnologias e como elas estão substituindo mão de obra, mas também ressaltou que a tecnologia não está disponível para todos e, que em muitos casos, ela pode ser usada de forma positiva, ajudando a construir um mundo com mais tempo livre, mais ecológico, mais interconectado, mais multicultural, com mais cooperativismo, entre outros.


Além disso, ao final, o palestre deixou como reflexão a questão: qual lugar do movimento sindical este novo mundo e no Brasil? Para ele, é imprescindível que os sindicatos consigam manter a sua relevância social através de ações como representatividade da classe trabalhadora, negociações coletivas, defesa dos direitos dos trabalhadores, entre outros. 
 

Fonte: Imprensa Seeb Blumenau e Região | 10/10/2019
SEEB - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região
Rua Coronel Vidal Ramos, nº 282 - CEP: 89010-330 - Centro - Blumenau
Fone: (47) 3326.3116 | Fax: (47) 3322.5036
Criação e desenvolvimento de sites