Banrisulenses lutam contra a PEC 280/2019
A proposta quer acabar com a exigência de plebiscito popular para decidir sobre a venda do Banrisul.
Os Banrisulenses lutam contra uma nova ameaça, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 280/2019, do deputado estadual Sérgio Turra (Progressista). A proposta visa acabar com a exigência de plebiscito popular para decidir sobre a venda do Banrisul e de outras duas empresas públicas, a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) e a Procergs (Cia. de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul).
Atualmente, a PEC tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, onde aguarda o parecer do relator, o deputado Elizandro Sabino (PTB). Depois, segue para votação em dois turnos em plenário.
O presidente da CCJ, deputado Eduardo Brum (MDB) já declarou voto contrário e alegou vício de origem, já que o projeto foi apresentado por um deputado estadual e não pelo Poder Executivo. O governo do Estado é dono de cerca de metade das ações do Banrisul.
O diretor jurídico do Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região e empregado do Banrisul, Edson Machado, está acompanhando, diretamente com a Fetrafi-RS, a evolução do cancelamento do plebiscito.
Além disso, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região vem divulgando uma petição online contra a proposta, que já recebeu mais 5,5 mil assinaturas. Acesse o site: dialoga.sindbancarios.org.br/a-populacao-precisa-ser-consultada-sobre-a-venda-do-banrisul e assine a petição também.
Fonte: Imprensa Seeb Blumenau e Região | 21/11/2019