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10/05/2023 10:13
Santander
Atualização 10/05/2023 10:18
Santander, igualdade de gênero não pode ficar só no marketing Santander

Santander, igualdade de gênero não pode ficar só no marketing

Por ocasião do mês do Dia das Mães, o Santander está divulgando na TV e nas redes sociais uma publicidade com um dado da PNAD Contínua apontando que as mulheres têm renda mensal 21% menor do que os homens.

Por esta razão, o banco informa que irá conceder às clientes desconto na mesma porcentagem em produtos bancários como seguro de vida, parcelamento de fatura e anuidade de cartões. No vídeo não fica claro o período do desconto.

Lucimara Malaquias, diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e bancária do Santander considera a iniciativa importante, já que muitas mulheres são chefes de família e quase 80% estavam endividadas em fevereiro de 2023, de acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A dirigente considera, porém, que a medida deveria ser estendida para produtos mais críticos e sensíveis para esta parcela da sociedade, como juros do cartão de credito, que é justamente onde ocorre o maior endividamento das mulheres; e para a aquisição da casa própria, já que 48% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres, de acordo com o IBGE.

Lucimara Malaquias afirma que o Santander deve agir para além da publicidade no mês das mães.

“Está mais do que na hora de o banco retomar seriamente, por exemplo, o debate sobre a licença menstrual, que foi pauta de reivindicação na Campanha Nacional dos Bancários 2022 [campanha salarial]. Mas na ocasião, o banco alegou que ‘ainda não há ambiente interno para conduzir esta questão, porque não há maturidade suficiente das bancárias brasileiras para implementar a medida’. Sendo que na Espanha, país de origem do conglomerado, esta medida já é lei e é cumprida pela mesma instituição financeira”, afirma a dirigente.

Discriminação de gênero na hierarquia do Santander

Outro ponto que chama a atenção na peça publicitária que está sendo divulgada é o seu final, no qual o Santander afirma que há mais de 10 anos não há mais diferença salarial entre homens e mulheres dentro do banco.

Esta informação, contudo, deve ser analisada à luz dos fatos e de dados oficiais, como por exemplo a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego, que aponta uma diferença salarial de gênero de 22,2% na categoria bancária.

Fonte: SP Bancários

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